19.1.19

Querida Nani,

Assisti o vídeo que você recomendou. Me lembrou da minha relação minha amiga B. Parecia eu e ela, lado a lado, quando falo das minhas inseguranças. Esse mês fomos ao shopping e tinha uma loja cheia de brusas cropped lindas, coloridas, que eu adoraria usar mas sei que nunca sairia do guarda-roupa, caso comprasse. E eu comentei como ficava triste de não conseguir usar esse tipo de roupa, pois daqui a uns anos vou me achar velha demais pra isso.
Mas diferente da Thaís, ela não é muito paciente e ficou irritada comigo. Insistiu pra eu provar e, como eu previa, não me senti bem expondo tanta pele, já que não me acho tão bonita.
B. é gorda. Eu sei que deve ser ofensivo pra ela eu dizer que não consigo usar um cropped por causa das minhas banhas, mas... eu realmente não consigo. E me entristeço.

Quando comento com minha mãe sobre minhas inseguranças ela também fica "fula". Diz que eu só digo essas coisas pra chamar a atenção. Que meu nariz é perfeito, que meu corpo é magro, que meu cabelo é bonito. Mas bem... ela é minha mãe, tem o mesmo nariz que eu e fez rinoplastia. Tem o mesmo cabelo que eu e faz alisamento. Fez lipoaspiração. Prótese mamária. Ainda fez academia por anos... ou seja, tem uma silhueta linda contruída sobre dor e sofrimento, mas o que eu sinto não conta. Acho que tem transtorno de personalidade narcisista.

Outra prova: quase todas as semanas da minha vida, ouvi ela dizer que começaria uma dieta na segunda. E de fato, ela comia as besteiras dela e depois começava a comer comida de pinto. Comida de pinto, comida de pinto, comida de pinto, comida de pinto e algo muito calórico no meio, que ela não conseguia resistir. Se erguia e voltava pra dieta. A casa tinha menos refrigerante quando ela estava de dieta, menos chocolate, menos picolé, menos tudo isso.

Agora que isso seria conveniente pra minha dieta, ela mudou. Só mudou. Pode ter sido coincidência, mas acho que ela gosta de ser do contra ou o centro das atenções. Nâo pode ser igual todo mundo, ou igual eu. Então agora que eu faço dieta, ela faz absoluta questão de arroz branco, batata frita, coca-cola, cerveja, etc. Hoje fomos na padaria comprar pão integral pra mim e ela estava atrás de um... Red Velvet? Minha mãe nunca foi uma mulher de bolos. Aí não tinha Red Velvet e ela comprou um bolo de mandioca e outro de floresta negra. Comprou alfajor outro dia (que acho que até comentei aqui que cheguei a mastigar e jogar fora), sendo que nem ela e nem meu irmão fazem tanta questão.

Estou olhando pelo lado ruim? Sim. Sou uma pessimista em tratamento. Talvez ela não esteja sabendo lidar com minha - admito - obcessão e queira ver a filha dela de volta, feliz e comendo o que gosta. Porque tudo isso me deixa estressada. Ninguém pode olhar pra mim na rua que meu sangue ferve. Quando ela me olha, eu já imagino que vá me criticar ou falar de comida e meu sangue também ferve.

Na verdade, é difícil fugir desse assunto. "Onde foi fulano e beltrano?" R: "saíram pra almoçar". "Cresce o número de microempreendedores no DF" (imagens de brigadeiro e bolos, porque é o que a maioria vende). Não preciso abrir a geladeira pra pensar em comida porque se fala nisso o tempo todo. Os animais são basicamente comer, cagar e se reproduzir, então 1/3 de todos os assuntos tem a ver com comida. Tudo que você falou está certo: vai além de calorias e valores nutricionais. É humano (às vezes...dolorosamente humano).

No mais, acho lindo esses discursos de auto-imagem positiva. Tem um fundo de verdade em todos eles. Sim, beleza é subjetivo e o quê e como falamos, o que transmitimos tem um grande poder. Mas sou politicamente materialista, e eu sei que se sentir bem consigo não é suficiente perto dos nossos ícones de poder. E um corpo socialmente bonito (isto é, dentro do padrão) significa poder. Significa mais chances de participar de um reality show, conseguir um emprego, ter mais seguidores nas redes sociais (isso também afeta carreiras profissionais, especialmente as no ramo da escrita), enfim, ter sucesso, visibilidade e a própria existência validada.

Não que estar fora do padrão seja sinônimo de fracasso, mas o caminho é mais difícil. Você precisa, constantemente, se provar. E não tenho forças nem personalidade suficientes pra isso.

Estou há alguns dias comendo consistemente (qualidade e quantidade consideráveis) e parando de ficar fraca e tonta o tempo todo. Obrigada por me acolher, Nani, e não me julgar apesar das nossas diferenças.

3 comments:

Nani Fonseca said...

O seu post me emocionou muito.
Obrigada, também por não me julgar, por visitar meu blog.
A cobrança da sociedade, principalmente para nós, mulheres, é imensa!
Tem que: ser linda
Tem que: ser magra
Tem que: ser malhada
Tem que: ser bem sucedida
Tem que: ser casada
Tem que: ser mãe,e ótima mãe
Tem que: ser inteligente, faculdade, pós, mestrado, doutorado
Tem que: ser sex
Tem que: ser rica
Tem que: ser popular

Aí, vem essa nova geração e diz para as trintonas, as quarentonas: Não, não tem que nada. Tem apenas o que você quer e realmente precisa.

.Anita faz um clipe mostrando o bumbum com celulite e os homens "babam", superpoderosa, cantora com carreira internacional. Fez rinoplastia, mudou os lábios, mas deixou o bumbum e as coxas bem grandonas, com celulite. E eu sou fã dessa cantora.

.A Marília Mendonça (muita gente diz que sou a cara dela), Maraia e Maraisa, Simone e Simária: lindas, musas. Quando querem fazem dieta, emagrecem. Quando não querem, ficam gordinhas, curte a vida. Se ligar o rádio, ouve muitas, muitas músicas delas.

.JoJô Todinho: usa biquini PP. Fez cirurgia para tirar umas dobrinhas das costas, dizia não gostar. Mas fala em fazer bariátrica: Não.

.Pablo: Essa me impressiona. É um "mulherão", linda, sex, poderosa. Nem ao menos quis mudar o nome masculino, não poe silicone, não tira o pênis, não faz rinoplastia e é uma mulher linda!

.Maria Gadu, Ana Vilela- São dois rapazes "talentosos", com seio, com a voz feminina maravilhosa. Usam a roupa que querem.

Isso sim é poder. Não foram submissas, se impuseram, recebem críticas diárias e... são um sucesso!

Então, amiga, não tenha medo da vida. Não seja uma "velhota" no corpinho de menina. Isso de ficar fazendo dieta, cirurgia, e ter autoestima baixa é coisa da "velhotas". Viva como a sua geração, se liberte, use o que achar bonito.

Se a cropped não te agrada, não use. É só uma modinha. Vai passear, viver, ser feliz com a sua blusinha preferida! Use o que valoriza seu corpo, o que é confortável e não o que está na moda.

Imagine, nós "as coroas", usamos biquini e calcinha "fio dental"- arde, incomoda- só para ficar com o bumbum bonitinho. Ficávamos tomando sol, sem filtro solar (não tinha essa cultura) só para ficar bronzeada e valorizar o biquini "neon". Tirava a costela para ficar com a cintura da Barbie (gente, Barbie é uma boneca, nem gente ela é.

Sou mais as novinhas, viu! É mais inteligente! Pode ostentar sim, é muito mais inteligente!

E sendo inteligente, se adoece, faz dieta, faz cirurgia, tudo para viver melhor!

Um bom domingo, amiga!

E vamos vencendo pouco a pouco, você a anorexia, eu a obesidade, sem deixar de nos amar, de nos cuidar muito!

Quero Emagrecer said...

Uns tempos atrás eu tbm ficava com raiva da minha mãe quando ela comprava porcaria enquanto eu estava de dieta, mas não adianta, o pessoal da casa vai comer as besteiras deles independente de vc estar ou não de dieta, a gente tem que ignorar e resistir

Nani Fonseca said...

Hoje eu li um pouco sobre moda e tipos de corpo.
Você está certa em não usar a cropped, pois não valoriza o tipo retângulo.
Depois parra no blog para ver mais dicas!
Uma boa semana!!!